sexta-feira, 19 de abril de 2013

Algumas Considerações sobre Mefibosete e Lo-debar


Algumas Considerações sobre Mefibosete e Lo-debar


ORIGEM DO NOME MEFIBOSETE:

Muitos pregadores dizem que o nome Mefibosete significa "destruidor de vergonha". 
E aí fala da situação vergonhosa do filho de Jônatas, que vivia de forma miserável
Está na Bíblia: Na versão  luciânica da Septuaginta (exceto em 2 Sm 21:8) 
a forma do nome é Memfibaal, que talvez queira dizer ‘aquele que despedeça a Baal’ 
(cf. Dt 32:26). Essa forma transicional foi além disso modificada pela substituição feita 
por escribas] de ba’al por bosheth, ‘vergonha’ (cf. Isbosete, Jerubesete em 
2 Sm 11:21, e a Septuaginta, que diz ‘profetas de vergonha’ em lugar de ‘profetas de 
Baal’; em 1 Rs 18:19,25) Percebe-se, claramente, pela explicação acima, a troca de 
Meribba’al para Mefibosete foi feita por escribas para evitar que houvesse alguma 
associação com o culto a Baal.
Então foi feita uma substituição irônica da palavra para dar o significado de ‘vergonha’, 
pois adorar a Baal era algo vergonhoso. Nesse caso o nome de Mefibosete 
provavelmente significava ‘destruidor de Baal’. Logo depois foi substituído para 
‘destruidor de vergonha’. 

Obviamente: 
Isso não têm relação alguma com alguma situação de pobreza ou a pretensa miséria de 
Mefibosete. Além disso, partindo da premissa que ele nasceu rico e era filho de um dos 
príncipes de Israel, porque lhe dariam um nome que denota vergonha?

 O MOTIVO DA DEFICIÊNCIA DE MEFIBOSETE:
Muitos pregadores dizem que: A ama de Mefibosete jogou ele no chão porque era pesado 
e foi embora.
Está na Bíblia:
 Em II Samuel 4:4 não fala da intenção da ama, no sentido de jogar Mefibosete no chão. 
Fica na verdade evidente que foi um descuido, fruto do desespero: "Ora, Jônatas, filho de Saul, 
tinha um filho aleijado dos pés. Este era da idade de cinco anos quando chegaram de Jizreel 
as novas a respeito de Saul e Jônatas; pelo que sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, 
apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo. O seu nome era Mefibosete."

Significado de tomar: tomar - Conjugar 

(origem duvidosa) Verbo intransitivo: 2Pegar em, 3Segurar, agarrar, 
10 !Adotar,28.Encarregar-se de. (Ailton, eu encontrei 30 significados para palavra
 Tomou/tomar
SE você observar vai ver que primeiro ela fugiu e depois o menino caiu, isto dá o 
significado de ela estar com o menino quando fugiu. O que o próprio versículo diz
antes desta parte: Ela o tomou e fugiu.Estava com ele.
PORQUE MEFIBOSETE VIVIA ANONIMENTE EM LODEBAR

Muitos pregadores dizem: Mefibosete não era reconhecido. Ele dizia: "estou 

aleijado mas sou 
príncipe. Eu brincava na charrete do meu avô, Saul". Mas ninguém acreditava nele. 
Ele era um zero à esquerda. Ninguém sabia que ele existia. 
Existia, mas não era notado.


A Bíblia diz:  Era fundamental a manutenção do anonimato de Mefibosete. 
O seu avô, Saul, tinha acabado de morrer e havia o risco de outros pretendentes ao trono 
desejarem assassinar toda a descendência do rei morto. Um desses pretendentes era 
Is-Bosete, seu tio. Mefibosete tinha de ser muito idiota para sair falando aos quatro ventos 
que era príncipe. Com certeza, ele foi orientado desde a infância a manter o anonimato para 
sobreviver.
MAQUIR, NÃO ERA POBRE
Muitos pregadores dizem  que Mefibosete dormia no chão. 
Mefibosete morava de favor na casa de um mendigo (Maquir). A casa de Maquir não era uma 
casa, era uma tapera (habitação em ruínas,povoação ou casa abandonada,lugar feio e 
desolado)


A Bíblia diz: que Maquir era um homem rico, de posses. Ele Aparece na História de Davi como 
provedor do rei e dos seus, na passagem da fuga da família real, na passagem em que 
Absalão persegue o pai: "Israel e Absalão se acamparam na terra de Gileade.
Tendo Davi chegado a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá dos filhos de Amom, 
e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim, tomaram camas, 
bacias e vasilhas de barro; trigo, cevada, farinha, grão tostado, favas, lentilhas e torradas; 
mel, manteiga, ovelhas e queijos de vaca, e os trouxeram a Davi e ao povo que com ele estava,
para comerem; pois diziam: O povo está faminto, cansado e sedento, no deserto". 
(2 Samuel 17:27-29).
Então podemos ver que que Maquir estava no meio dos homens que forneceram provisões a 
Davi, quando este fugia de Absalão. Subentende-se que Maquir tinha condições materiais 
de ajudar a Davi. Vejamos o que diz Flávio Josefo sobre essa passagem bíblica: 
"Depois de atravessar o Jordão, Davi foi a Maanaim, que é a mais bela e mais forte de todas 
as cidades dessa província. Todos os grandes do país receberam-no com extremo afeto, 
uns por compaixão de sua infelicidade, outros pelo respeito que o seu acúmulo de 
honra e glória lhes imprimiu no Espírito. 
Os principais eram: Sobi, príncipe de Amom, Barzilai e Maquir, da província de Gileade. 
Eles deram a Davi e a todos os seus tudo o que necessitavam para a sua subsistência." 
Segundo o historiador Josefo também diz que Maquir pegou Mefibosete para educá-lo.
 (que eu não curto muito citar, pois os judeus/israelitas de hoje não se utilizam de seus 
escritos por considerarem traidor) Pode-se dizer, assim, que Mefibosete tinha uma vida 
confortável em Lo-Debar.  
Davi soube da existência de Mefibosete e da sua vida de retiro que ele passou com 
importantes famílias da Canaã transjordânica. 
Fica mais do que evidente que Maquir não era nenhum mendigo. 
O próprio fato de Mefibosete ter tido uma ama comprova isso, pois os pobres não tinham 
esse privilégio.

A CONDUÇÃO DE RESTAURAÇÃO DE MEFIBOSETE 
Muitos pregadores dizem que Davi mandou selar um cavalo, bom de espora, bom de galope. 
Ziba: "Cavalo não vai adiantar não, que ele é aleijado de ambos os pés. Ele vai cair do cavalo." 
O historiador diz que Davi mandou buscar a charrete real. 
Era a charrete de Saul. Quatro éguas. Dois cocheiros. Davi mandou "tomar" Mifobete, que 
significa "arrancar à força" Mefibosete da casa de Maquir. Quando a charrete chegou em 
Lo Debar houve um espanto. A cidade parou. Não entrava nada em Lo-Debar.
Nem o cão entrava em Lo-debar. Diz o historiariador que o dois cocheiros sairam e se 
prostraram diante de Mefibosete. Toda a cidade estava lá e quem não acreditava no aleijadinho
 se convenceu.
Então disse Mefibosete: "Eu sou princípe, eu nasci para vencer e ninguém acreditava." 
Mefibosete bate na charrete e diz: "contra fatos não há argumentos".
 Ele olha para Lo-debar, com lágrimas no olhos e dá um brado: " 
Vida desgraçada, vida catasfrófica. Lo-Debar nunca mais"


A Bíblia diz: 
A origem dessa estória é fruto da imaginação do primeiro pregador a dar ênfase a história de 
Mefibosete.A Bíblia esta repleta de histórias terríveis sobre a morte e perseguição aos 
descendentes de reis que foram mortos.
Lembro que meu Pastor, em uma de suas primeiras pregações (foi até na casa da Nâno) 
pregou sobre Atalia, rainha de Judá, viúva do rei Jeorão, foi rainha de Judá de 841 a 835 a.C. 
ela era filha do rei Acabe, de Israel. IEla mandou matar todos os parentes de Acazias, seu filho, 
por  querer acabar com  os descendentes de Davi. Mas Joás, um dos filhos de Acazias e 
neto de Atalia, conseguiu escapar. No fim Atalia foi morta.

Lo- debar
No hebraico Lo-debar significa Silêncio, pois Lo-Debar significa: Lo, significa não em hebraico
 e Debar significa palavra, ou seja, o nome da cidade era Sem Palavras, Não Palavras
Josué 13. Moisés também tinha dado uma parte da terra às famílias da tribo de Gade
para ser propriedade delas.
25. As suas terras incluíam Jazer, todas as cidades de Gileade e metade da terra dos 
amonitas até Aroer, que fica a leste de Rabá.
26. Iam de Hesbom até Ramá-Mispa e Betonim e de Maanaim até a divisa de Lo-Debar.
Incluíam a metade da região de GileadeAstarote e Edrei, cidades do reino de Ogue, 
em Basã. Essas terras foram dadas às famílias de metade dos descendentes de Maquir, 
filho de Manassés.
Gade – Estandarte

Lo-debar Amós 6.13.

Alguns pregadores, para dar veracidade à sua pregação, afirmam que Lo-debar era uma
 cidade refúgio – aquelas cidades que foram instituídas no Antigo Testamento 
para ao assassinos culposos(sem intenção de matar), para  nós hoje é como um
 habeas corpus, mas olha o que a Bíblia diz:

As Cidades Refúgio
Moisés escolheu as três primeiras (Dt 4:41-43; Js20:8):
1) Bezer, no deserto, na terra plana, território de Rubén (Sudeste) (Dt 4:43; Js 10:8). 
O nome significa "fortaleza", e aparece apenas cinco vezes na Bíblia. Para quem vinha do 
Egito a Canaã, logo ao atravessas o território de Moabe, avistava Bezer, à distancia, por 
sua estratégia topográfica. Temos na cidade de Bezer a representatividade do Odmorul 
JESUS CRISTO como a fortaleza de todos os que nele confiam. Para quem sai do Egito e 
vem a Canaã de ULHIM, é necessário passar por JESUS o Ungido, Nossa Fortaleza. 
(SL 43:2; Is 52:1; 2 Tm 1:7)
2) Ramote, em Gileade, território de Gade (Leste) Dt 4:43). Era uma das cidades mais 
fortificadas do território gadita. O nome quer dizer "altura" "exaltado", refere-se a 
JESUS CRISTO, o nosso Ramote elevado a mão direita do Pai. O termo aplicado por Paulo
 "exaltou" no seu sentido mais amplo quer dizer "elevar às mais elevadas alturas", 
"exaltar excelsamente", "exaltar supremamente", uma expressão enfática que indica a 
natureza elevadíssima e grandiosa da exaltação do Ungido (Fl 2:9). JESUS CRISTO é a 
principal autoridade universal, superior a todos os nomes que possam ser mencionados 
agora e por toda a eternidade. Quando o pecador aproxima-se de JESUS CRISTO, 
o nosso Ramote espiritual, automaticamente assume uma posição gloriosa. (Ef 2:5,6)
3) Golã, em Basã, território de Manasses (Nordeste) (Js 20:8). Era uma cidade situada 
numa belíssima planície. O nome de Golã significa "gozo ou exilo". JESUS, o nosso 
Golã espiritual, pagou o preço do desterro, ou seja, de rejeição, para tornar-nos cidadãos 
dos céus. Foi rejeitado; pelo mundo (Jo 1:10); por sua própria nação (Jo 1:21); pelo seu 
próprio país (Mc 6:4); por sua própria cidade (Lc 4:29); por seus próprios familiares (Jo 7:5);
 pelos escribas, sumo sacerdotes e anciãos (Lc 9:12) e pelos seus próprios seguidores 
(Mc 14:71).
As outras três foram escolhidas por israel, sob o comando de JESUS filho de Num (Josué)
 (Js 20:7):
1) Quedes, na região da galiléia, território de Naftali (Norte) (Js 20:7) Em quedes
 contemplamos JESUS CRISTO, o Santo de ULHIM, que é refugio para os impuros 
(Ap 3:7). O atributo que preconiza JESUS o Ungido como filho de DEUS é sua natureza 
santa (Jo 8:46). Ele é a santidade requerida aos fiéis ( 1P 1:16 )
2) Siquém, na montanha, território de efraim (Centro-oeste, cerca de 70 Km ao Norte de 
JERUSALÉM) (Js 20:7) Esta cidade está plantada num vale fertilíssimo. E é a primeira 
cidade mencionada no livro de Gênesis (Gn 12:6). Foi ali que YAOHUcaf enterrou os deuses 
estranhos, sob o carvalho Gn 36:1-4). Nesta cidade de refugio encontramos tipologicamente 
JESUS CRISTO tendo o principado sobre os seus ombros (Is 9:6); Ele é o príncipe da vida
 (At 3:15); príncipe salvador (At 5:31); príncipe e Juiz (At 7:27), príncipe da salvação (Hb 2:10) 
e príncipe dos reis da terra (Ap 1:5) Em Siquem temos a vitória sobre todo principado e
 potestades da trevas.
3) Hebrom, na montanha, território de Judá (Sul-sudeste, aproximadamente 36 Km ao Sul de 
JERUSALÉM ) (Js 20:7). Cidade de refugio importantíssima ao sul de Canaã. O nome 
moderno de Hebrom é El-Kalil, "o amigo". A Bíblia faz 69 referencias a ela e significa "união",
 "companhia", "camaradagem" - temos nesta cidade de refugio um tipo de JESUS CRISTO 
como o nosso melhor amigo e companheiro (Lc 7:34; Jo 11:1; Jo 15:13,15; Sl 27:10). Muitas 
vezes as cidades de refugio são mencionadas na Escrituras. Elas nos lembra JESUS o
 Ungido, o perfeito refugio, que nos salva da ira de
 ULHIM. (Dt 19:1-14; 1Co 6:54-81; Nm 35:9-28). As cidades de refugio eram um resultado 
da misericórdia de DEUS PAI, que dura para todo o sempre. Estejamos sempre prontos a 
proclamar JESUS CRISTO a todos os povos, porque de todos os povos Ele é o perfeito
refúgio.

fonte: http://eliselorena.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Senhor, com todo respeito, quem copiou quem nessa história. Pois no site (cristisantana.blogspot.com/.../abilio-santana-contador-de-historias-e.html) o senhor Cristiano Santana que se intitula Pastor, usa esses mesmos comentários para criticar a Pregação do Pastor Abílio Santana (Lo-debar Nunca Mais). E agora vejo os mesmos comentários usados pelo senhor...Quem está plagiando quem aqui.‎

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